A Terra Plana e erros da Ciência

10:12:00 Administrador 1 Comments



Mesmo com nosso desenvolvimento atual cresce o número de pessoas que acreditam e defendem que a Terra é plana. Parece piada, mas não é. E além disso a maioria deles também pensa que existe um domo de vidro circundando o planeta.

A Netflix lançou um documentário chamado "A Terra é Plana" (2019), contando com a participação dos expoentes que iniciaram esse movimento alguns anos atrás, e lança um olhar mais direto sobre o tema que é muito rico em diversos ângulos. Um destaque é olhar o ponto de vista dos terraplanistas, inclusive com seus experimentos na busca de provas concretas, até cientistas acadêmicos expondo o contrário numa argumentação sadia.

Reflexões relevantes ficam nas entrelinhas do tema apresentado e um lado muito evidente é justamente o erro da Ciência em não se comunicar com o público em geral de modo simples e direto. Essa falta de comunicação permite que argumentos mais fáceis e sedutores, como da Terra plana por exemplo, tenham terreno fértil. Esses e outros pontos são muito bem colocados por uma casal de youtubers no vídeo abaixo:




Segue o trailer do documentário:




A Terra é plana? O universo é monodimensional? Como você lida com a Ciência? 


Por Alexandre Pereira. 

Um comentário:

  1. ACHEI INTERESSANTE A EXPLICAÇÃO DO VÍDEO SOBRE A CABEÇA DOS TERRAPLANISTAS. O que me deixa estupefato é o seguinte: QUE ÉPOCA TERRÍVEL ESTA, ONDE IDIOTAS DIRIGEM CEGOS!

    NUNCA ATRIBUA À MALÍCIA O QUE PODE SER ADEQUADAMENTE EXPLICADO PELA ESTUPIDEZ. NUNCA ATRIBUA À MALDADE O QUE PODE SER ADEQUADAMENTE EXPLICADO PELA BURRICE.

    Nesta ERA DA INFORMAÇÃO, Considero o documentário da NETFLIX sobre a TERRA PLANA como um PASSATEMPO INFANTIL (ótimo para educar as crianças, somente isso). Acho que a única ESTUPIDEZ de quem leva a sério este modismo é a TOTAL IGNORÂNCIA das LEIS QUE REGEM O UNIVERSO.

    SE FIZEREM UMA PESQUISA ENTRE OS TERRAPLANISTAS BRASILEIROS VOCÊS IRÃO CONSTATAR O SEGUINTE:

    1. A grande maioria Crê firmemente na HISTÓRIA DE ADÃO e EVA — que é péssima para interpretar a origem natural do ser humano. Mas ótima alegoria para explicar às crianças coisas como ambição, escrúpulos, limites e consequências.

    2. Numa discussão acalorada argumentam contrário ao evolucionismo questionando "POR QUE NÃO TEM MACACO VIRANDO GENTE HOJE EM DIA?", como se esse fosse um argumento "inteligente".

    3. Acreditam na teoria dogmática que apresenta um “DEUS” criacionista que produz seres prontos e acabados, sem passado e sem futuro — que terão que submeter-se a um JUÍZO FINAL após a desativação do corpo físico.

    O INFANTILISMO PSÍQUICO (ou psicológico) trata-se de um comportamento perfeitamente evitável pelo esclarecimento e a educação, cuja compreensão varia de acordo com o entendimento e formação cultural daquele que o aplique.

    ResponderExcluir