A série “The OA” e a Experiência de Quase Morte

12:11:00 Administrador 1 Comments




A série da Netflix “The OA” teve sua primeira temporada disponibilizada e trata de alguns temas relevantes para todos que buscam entender e pesquisar a consciência bem como da vida após a morte. Com apenas 8 episódios fala da EQM ou Experiência de Quase Morte e as implicações do seu estudo.

Para quem não está muito familiarizado com o que é a EQM, trata-se de um fenômeno onde o indivíduo (em decorrência de algum acidente) está no limiar entre a vida e a morte e passa por diversas experiências como a percepção de sair do próprio corpo, passagem por um túnel de luz, encontro com pessoas falecidas, fora muitas outras características.

Diversas linhas científicas se debruçam sobre esse tema justamente pelo relato ser algo muito coeso e a medicina não ter nenhuma condição de dizer que é mera alucinação. Com as melhorias das técnicas de ressuscitação e com os procedimentos médicos mais modernos tem disparado os relatos de pessoas que saem do corpo e tem memórias em situações que “não poderiam ter”.

Esses relatos são freqüentes em todas as partes do mundo pouco importando a idade, a raça, o credo ou a condição financeira. Ou seja, a EQM é um fenômeno universal sob os mais diversos aspectos. O assunto abordado pela série não é novidade nenhuma para quem tem mais proximidade com temas e pesquisas mais “transcendentes”.

Segundo a Conscienciologia, toda pessoa pode passar por experiências fora do corpo e todas as ocorrências de uma EQM sem precisar sofrer um acidente físico ou correr risco de vida. Com técnicas, disciplina e vontade intensa toda pessoa pode por si mesma desvendar o que existe após a morte e aumentar seu autoconhecimento e autodomínio.

Na internet encontra-se vasto material das Experiências de Quase Morte e todo tipo de pesquisas já realizadas. Eu digo há quase duas décadas que um dos meios da ciência acadêmica comprovar a vida após a morte será por meio dos casos de EQM e ainda penso ser o meio mais eficaz de uma primeira comprovação científica. Como exemplo, segue um vídeo onde Lars Grael, o medalhista olímpico brasileiro, fala brevemente de sua vivência:





Sem contar muito da história de The OA (spoilers) pode-se dizer que é bem empolgante em vários aspectos e surpreendente em diversos pontos. Entre os temas para serem discutidos na série, ressalta-se:

- O papel das EQM.
- As renovações por quem passou pela EQM.
- EQM e a pesquisa científica.
- A ética e a cosmoética na pesquisa da consciência.
- As experiências fora do corpo ou a projeção consciente.
- A interação entre as dimensões.
- Contatos com amparadores (ou guias).

Por exemplo, quem gostou do filme “Linha Mortal”, da década de 90, tem tudo para gostar de The OA. A trama é bem construída e os episódios vão aos poucos revelando mais do passado da personagem principal. O final também foi bem coerente com toda a trajetória e a expectativa é que seja feita uma segunda temporada.

Naturalmente, nem tudo é ótimo na série, pois existem conceitos e práticas aplicadas que estão distantes da realidade. Entretanto, de um modo geral é satisfatório. Entre as muitas questões abordadas indiretamente pelos personagens da série destaco uma reflexão acerca da mentalidade de ser um prisioneiro: Afinal, somos prisioneiros da matéria?

Este texto traz apenas informações básicas.
Estude! Se aprofunde mais no assunto! 
E não acredite em nada. Experimente! 

Por Alexandre Pereira.

Um comentário:

  1. Assim como em outros países, aqui também no Brasil existem tentativas de se entender cientificamente o que acontece nas experiências de quase morte (EQM). Como exemplo cito o canal "Afinal, o que somos nós? / After all, what are we?" no Youtube, onde um neurocirurgião e um físico, brasileiros, desde 2017 colecionam entrevistas com pessoas que passaram por tal situação e as publicam a cada dois domingos. Link: https://www.youtube.com/channel/UC3NLkn1vW9IMbg9Gl6mHnZA

    ResponderExcluir