7 razões para não ser preguiçoso

11:09:00 Administrador 0 Comments


Todo mundo tem o direito de escolher seu destino e suas ações. Ainda que alguém queira passar a vida deitado embaixo de uma árvore isso deve ser respeitado. Entretanto, certas escolhas que priorizam a preguiça são imaturas e questionáveis. Se você quer sair da inércia e pensar além dos limites convencionais veja 7 razões, segundo a Conscienciologia, para deixar a preguiça de lado e ser mais proativo.

Razão 1: “Inaproveitamento da vida”.
Uma das variáveis mais importantes da vida humana é o tempo. Vivendo em corpos perecíveis temos uma quantidade limitada de tempo quanto ao que fazemos nessa dimensão física. Uma existência com poucas vivências é desperdício de energia e oportunidades evolutivas que nem sempre podem ser recuperadas. Como vivemos em uma era de fartura de conhecimentos, comunicação e assim por diante, essa vida atual, se bem aproveitada, pode ser mais significativa do que outras 10 somadas do passado. Como já dizia Henry David Thoreau, “quem mata o tempo injuria a eternidade”.

- Questão autorreflexiva: Você tem perdido tempo, energia e oportunidades? 


Razão 2: “O padrão é a descompensação”.
Uma pessoa descompensada energeticamente é aquela que vive defasada e sem vitalidade até mesmo para as atividades básicas da existência. Ainda que não tenha causas energéticas ou orgânicas, a preguiça enquanto padrão de conduta conduz a inatividade crônica e, em casos mais graves, irremediável. Naturalmente, em algumas pessoas é difícil saber onde termina a descompensação e onde começa a preguiça. A descompensação comum (não simbiótica) tende a ser efêmera e episódica enquanto a preguiça é uma “parceira” rotineira. 

- Questão autorreflexiva: Você é preguiçoso ou descompensado?


Razão 3: “É um ser facilmente assediável”.
Uma pessoa preguiçosa é uma presa fácil para assediadores extrafísicos (obsessores, espíritos enfermos, entre outros) para a desistência de alguma realização. Isto é, o preguiçoso é mais facilmente convencido a desistir de uma tarefa importante. O poder da vontade, na consciência que desiste fácil, acaba se transmutando em acúmulo de apatia. Um erro crasso é julgar que a preguiça é irresistível, pois não é. Essa ideia errônea é uma das vias pelos quais os assediadores se utilizam para fragilizar uma vontade já debilitada. 

- Questão autorreflexiva: Qual a sua capacidade de resistência frente as pequenas adversidades?


Razão 4: “Quem não faz nada está apto a morrer”.
De fato, muitas pessoas estão tão absortas e apáticas perante a vida que a brincadeira que diz “já morreu e não sabe, só falta enterrar” faz certo sentido. Quem se considera paralisado para novos aprendizados, experiências e crescimentos acabou perdendo o sentido de viver (já que estamos aqui justamente para assistir e evoluir). Infelizmente, legiões de pessoas ainda preferem uma vida acomodada e sem nenhum esforço ou progressão. Isto é, ainda não descobriram o prazer e o alívio da melhoria pessoal e do autodesassédio.

- Questão autorreflexiva: Você se lamentaria de algo se morresse hoje?


Razão 5: “Nenhum empreendimento vai para frente”.
Quem se rende a própria preguiça é um semimorto ou como alguém que vive em estado vegetativo só que sem aparelhos. Nenhum empreendimento ou iniciativa vai muito longe quando se esmorece rapidamente. Todo projeto e empreendimento precisa ter continuísmo e todo prosseguimento requer deixar a preguiça de lado para alcançar suas metas. Quem não corre atrás do que quer não pode reclamar ou se queixar que nada dá certo. É preciso entender que, a rigor, a automotivação é a desistência da preguiça.

- Questão autorreflexiva: Quantos objetivos você já deixou para trás por não querer se esforçar? 


Razão 6: “A estagnação global é a maior conseqüência”.
A preguiça é um traço que não aparece apenas nas coisas fúteis do cotidiano, muito pelo contrário. A preguiça prejudica seu rendimento profissional, social, educativo e até amoroso. Se você está deficiente de vontade muito provavelmente terá uma vida vazia, ou seja, se você “espremer suas realizações” pode notar que não foi muito além de alguém comum ou até medíocre. A evolução da consciência é lenta e gradual, mas isso não é desculpa para se enganar e permitir a paralisia pela preguiça inamovível.

- Questão autorreflexiva: Quais seus maiores desastres evolutivos em decorrência da preguiça?


Razão 7: “É um pilar da vida fracassada”.
A vida que não deu certo geralmente ocorre pelas coisas que não foram feitas ao invés dos erros cometidos. Muitos perderam a chance de fazer enquanto podiam e prefiram deixar para depois ou simplesmente nem pensaram mais no assunto. Por exemplo, quem passa os dias numa mesa de bar ou deitado no sofá terá o mesmo resultado: uma vida medíocre que nem merece ser avaliada. Para sair da vida com a sensação de dever cumprido é preciso se levantar, “sacudir a poeira” e “correr atrás”. Há oportunidade únicas.

- Questão autorreflexiva: Quais suas expectativas realistas para os próximos anos?


Este texto traz apenas informações básicas.
Estude! Se aprofunde mais no assunto! 
E não acredite em nada. Experimente! 

Por Alexandre Pereira.



** Não entendeu alguma palavra? - GLOSSÁRIO.






0 comentários: