10 Sinais do Esgotamento Energético

20:23:00 Administrador 0 Comments



Boa parte das pessoas fica eventualmente sem energia em função de esforços ou de situações específicas. Situação compreensível frente aos desafios da vida. O ideal, obviamente, é ter um nível de manifestação onde a descompensação energética não mais faça parte e nem seja um problema. No entanto, há pessoas que vivem esgotadas quanto as energias em um processo crônico e que já deixou de ser uma conduta exceção.

As informações aqui são relativas a identificação e diagnóstico do esgotamento energético e não necessariamente a sua prevenção, autodefesa ou terapêutica. Segue abaixo 10 sinais evidentes do esgotamento energético para quem ainda não consegue perceber suas energias ou saber quando está nesse estado crítico.
 

01. Fadiga crônica.

A pessoa esgotada sofre um estado geral de apatia onde aparenta, literalmente, ter acabado a bateria. Desse modo, a vida parece sempre ter um peso maior que o normal e tudo é "arrastado" e vagaroso. Fadiga eventual em função das atribuições humanas é normal até certo ponto, mas enquanto condição permanente deve ser investigada o quanto antes.

Observação pontual: Há casos de fadiga crônica em função de doenças e para tanto tais hipóteses devem ser averiguadas.

Ponto central: A deficiência de energia afeta o corpo severamente.


Questão autorreflexiva: Com qual frequência você se sente esgotado?

 
02. Os finais de semana são insuficientes.

A defasagem energética faz com que o indivíduo nunca esteja realmente equilibrado e relaxado. Os finais de semana nunca bastam para trazer um descanso mínimo e a sensação, em certos casos, é de que mesmo férias prolongadas são insuficientes. Eis uma condição terrível. Quem tem certo domínio energético pode se reabilitar de situações pesadas e complicadas em horas ou mesmo em uma noite, mas nada que leve tanto tempo e sem bons resultados.

Observação pontual: Não se justifica essa condição energética patológica ainda que a família exija muito tempo e dedicação nos finais de semana .

Ponto central: Nem sempre o tempo resolve o esgotamento energético.


Questão autorreflexiva: Você precisa de quanto tempo para se reabilitar?


03Desinteresse sexual.

Uma pessoa com baixa energia tende a uma vida sexual inativa ou mesmo inexistente. A atividade sexual libera diversos hormônios benéficos e aliviadores do estresse. Quando até mesmo uma atividade prazerosa perde sua razão de ser é preciso questionar as razões. Obviamente, há casos e casos e diversos atenuantes em questões de frequência e ativação sexual.

Observação pontual: A sexualidade é fisiológica e ajuda na ativação de todo corpo energético.

Ponto central: Uma kundalini defasada diminui a potência ou força energética.


Questão autorreflexiva: Você fica quanto tempo sem querer sexo?


04. Excesso de alimentação.

Dependendo da personalidade é comum o aumento da ingestão de alimentos, especialmente os mais calóricos, nas fases onde o esgotamento se acentua. Essa postura de comer também é mais um processo instintual, ou mesmo inconsciente, de tentar repor as energias que estão faltando. No entanto, acaba sendo em vão já que comida ou gordura não regularizam os estoques de energia e nem muito menos defendem os diversos chacras.

Observação pontual: Certas compulsões alimentares são de origem não física ou mesmo emocional.

Ponto central: A alimentação é uma estratégia disfuncional do corpo animal para tentar remediar a natureza multidimensional do problema
. 

Questão autorreflexiva: Qual o papel do alimento quando você se percebe esgotado?


05O sono é deficiente.

A perda excessiva de energia pode trazer uma tentativa instintiva de dormir além do normal a fim de absorver mais energia e assim estabilizar os corpos de manifestação. Uma das funções primárias do sono e das experiências fora do corpo é justamente a obtenção de mais energia e a recuperação geral. Quem não para de dormir deve dar valor a esse ponto, pois, tirando doenças físicas, tem diversas implicações de origem tanto energética quanto emocionais.

Observação pontual: Mesmo dormindo excessivamente o esgotamento em si não é resolvido.

Ponto central: Sem energia nenhum sistema consegue se manter ligado.


Questão autorreflexiva: Sua quantidade de sono é exagerada?


06. Ressaca projetiva.

Como já foi dito, o desgaste energético geralmente reverbera até mesmo nas questões do sono e das vivências extrafísicas. Ao acordar, ao invés de sentir-se animado e revigorado, sobrevém a sensação de mal estar como se não tivesse dormido ou descansado, como se tivesse sido "atropelado" segundo o linguajar popular. Aliado a "ressaca" energética noturna normalmente ocorre concomitantemente o recesso projetivo ou a falta de experiências extracorpóreas.

Observação pontual: Acordar sempre cansado é fato relevante que não deve ser menosprezado.

Ponto central: Acordar sempre mal e com o humor alterado denota a interferência de assédio extrafísico
.

Questão autorreflexiva: Você costuma acordar mal quase todos os dias?


07Baixa concentração e atenção saltuária.

Um corpo defasado de suas energias tende a alterar as funções mentais especialmente no que tange a concentração e ao foco em geral. Desse modo, tirando fatores como idade avançada ou certas patologias, é preciso analisar se uma atenção que não se fixa a nada tem alguma relação com o corpo energético. Em geral, fadiga mental e fadiga bioenergética andam de "mãos dadas".

Observação pontual: Essa condição é mais observável em personalidades que subutilizam suas capacidades cerebrais.

Ponto central: Os chacras encefálicos interferem nos processos de atenção e concentração.


Questão autorreflexiva: Você se sente facilmente cansado com pouco tempo de atividade mental?


08Defasagem chacral.

Certos chacras pouco ativos, bloqueados ou de funcionamento caótico podem com o passar do tempo gerar patologias pontuais ou mesmo afetar todos os corpos (holossoma). A energodefasagem causa uma sensação não apenas de perda de vitalidade, mas uma condição de paralisia generalizada. Quando a defasagem ocorre nos chacras inferiores (umbilico, esplênico e sexochacra) a percepção da fraqueza é maior e com efeitos mais intensos. 

Observação pontual: Quem aprendeu a checar os próprios centros energéticos está mais perto de vivenciar a homeostase holossomática.

Ponto central: O bloqueio ou a hipo-ativação diminuem a manifestação multidimensional.


Questão autorreflexiva: Se sente capaz de perceber suas energias sendo sugadas?


09Vampirismo energético.
 
Uma situação delicada é a pessoa que por estar permanentemente esgotada acaba sugando inconscientemente as energias de quem está a sua volta, mesmo numa condição mais branda do que no caso do vampirismo energético "clássico". Desse modo, acaba se tornando uma presença desagradável em função de sua carência energética e emocional.

Observação pontual: O vampiro energético em geral tem baixa autocrítica.

Ponto central: Por ser de natureza complexa, seja qual for a quantidade absorvida de energia o esgotamento não desaparece.


Questão autorreflexiva: Você costuma afastar as pessoas de você sem sequer perceber a razão?


10. Apatia domiciliar.

O ser esgotado de energia em geral não tem pró-atividade nem mesmo dentro de casa. Pode faltar força de vontade até para trabalhos domésticos, para fazer o básico, e assim por diante. O indivíduo pode nem se dar conta que passa a maior parte do tempo prostrado, ou seja apenas como mero espectador passivo frente as tecnologias residenciais e outras distrações. Não parece, mas a apatia é uma enfermidade de emergência.

Observação pontual: O assédio pode ter maior facilidade de atuar no ambiente familiar.

Ponto central: O ideal é que a moradia seja um "porto seguro" e saudável frente as nossas manifestações.
 

Questão autorreflexiva: Você deseja ardentemente apenas fazer nada?


Muita atenção, pois, por exemplo, misturar álcool e medicamentos pode agravar o processo de esgotamento energético. Toda atenção é preciso antes que essa condição fique cada vez pior.


Este texto traz apenas informações básicas.
Estude! Se aprofunde mais no assunto!
E não acredite em nada. Experimente!

Por Alexandre Pereira.


** Não entendeu alguma palavra? - GLOSSÁRIO.

0 comentários: