5 Formas de Expandir sua Mentalidade

21:25:00 Administrador 0 Comments




Todo mundo pode ter suas capacidades mentais ampliadas de modo significativo. Para tanto, o requisito básico é não se achar “tão bom” a ponto de não ser mais possível melhorar. Vaidades a parte, segue 5 maneiras de como expandir gradualmente suas capacidades mentais (mentalsoma). Já dizia Thomas Edson que tudo vem para aquele que é ativo enquanto espera.


1. Leitura de obras técnicas.

Uma leitura qualificada permite a aquisição de conteúdo de ponta nas mais diversas áreas do conhecimento. Esse é um dos maiores investimentos, pois com poucos recursos é possível absorver o que um especialista levou anos para conquistar. No quesito expansão mental as obras técnicas tendem a ser muito superiores a grande parte da literatura.

2. Ativação do coronochacra.

Outro modo é a ativação direta e consciente do chacra coronário ou coronochacra por meio de técnicas específicas. A Conscienciologia, por exemplo, dispões de inúmeras ferramentas que permitem uma intensificação ostensiva das energias na cabeça retirando aos poucos qualquer bloqueio ou defasagem existente. A utilização das funções mentais no cotidiano é que sustenta a ativação energética, mas certas técnicas funcionam como um poderoso aditivo.

3. Faça brainstorming.

Um papel e uma caneta podem ser ferramentas excelentes para conexões e novas ideias. Selecione um tema específico e coloque todas as palavras-chaves relacionadas sem qualquer tipo de julgamento maior no primeiro momento e permitindo as ideias fluírem sem maiores regras. Anote pelo tempo que achar conveniente e num segundo momento posterior analise com calma as conexões estabelecidas. Não raro podem surgir vislumbres e entendimentos durante as reflexões de cunho altamente esclarecedor.

4. Técnica da reflexão de 5 horas.

Uma técnica proposta por Waldo Vieira é a reflexão ininterrupta por 5 horas sobre um mesmo tema específico. Dessa forma, a tendência é esgotar suas ideias sobre algo até gerar novos entendimentos e ampliar os próprios horizontes. A indicação é não escrever nada durante o processo e ficar isolado num mesmo ambiente sem conexão com o mundo externo e evitando acesso as tecnologias em geral. Topa esse desafio mental?

5. Leia obra de linhas que você não concorda.

Ler sobre ideias afins é fácil e não necessariamente requer mudanças viscerais. Entretanto, ler sobre opiniões contrárias, quando escolhidas de modo mais seletivo, pode dar um novo sentido e uma visão diferenciada ainda que ao final você mantenha a mesma opinião. É um esforço se colocar no lugar do outro e buscar avaliar algo de modo mais isento. Dessa forma, o senso crítico acaba sendo cada vez mais qualificado. Você tem medo de mudar de ideia?


Este texto traz apenas informações básicas.
Estude! Se aprofunde mais no assunto!
E não acredite em nada. Experimente!

Por Alexandre Pereira.


** Não entendeu alguma palavra? - GLOSSÁRIO.


0 comentários: