Você desiste fácil?

09:00:00 Administrador 0 Comments


“Não basta ter boas ideias.” Essa frase resume boa parte do que devemos entender quando tratamos de metas e objetivos. Uma ideia só vale a pena se houver disposição de começar e ir adiante mesmo que surjam dificuldades. Imagine se Bill Gates não corresse atrás de colocar suas visões em prática. Entende que a ideia é apenas a primeira atitude?

Muitas pessoas gostariam de tentar algo novo ou fazer o que sempre quiseram mais nunca deram o primeiro passo. Na verdade, era mais um desejo, pois vontade é a intenção colocada em prática. Seus interesses, quando positivos e bem intencionados, geralmente é o propósito de vida. Muitos relatam que há um alívio pessoal enorme ao fazer o que sempre almejaram.

Na Conscienciologia, esse propósito na vida humana é chamado de programação existencial que gerou o termo proéxis (com a união desses dois termos). Mas para cumprir suas necessidades é preciso algumas atitudes que elevem suas ideias e anseios para patamares mais elevados.

Existem qualidades pessoais, ou traços força, responsáveis pela manutenção do caminho que você mesmo escolheu. Eis apenas 5 exemplos resumidos e listados em ordem alfabética:

1. Objetivos. Capacidade de definir aonde quer chegar e por quais razões.
2. Excelência. Capacidade de buscar a excelência visando aumentar a qualidade da produção.
3. Perseverança. Capacidade de não desistir com facilidade.
4. Resiliência. Capacidade de lidar com problemas, superar obstáculos e resistir à pressão sem entrar em surto.
5. Comprometimento. Capacidade de priorizar o essencial de modo a ir o mais longe possível.

Em função, por exemplo, da falta dos traços mencionados acima é que se percebe muita inconstância nas pessoas em geral. Importante salientar que tudo o que “flui” durante a vida é o que faz parte da sua proéxis. Entender esse tipo de sutileza faz direcionar sua energia e dedicação ao que é mais importante a você.

Pessoas com objetivos fracos ou “tortos” podem ter suas tarefas interrompidas por processos íntimos. O motivo de correr atrás de uma boa ideia deve ser forte o suficiente para não desistir nas primeiras dificuldades. Eis, como exemplo didático, algumas posturas equivocadas que faz muitos não prosseguirem até o final:

1. O medo. É um dos maiores ladrões de energia, mas é preciso entender que errar faz parte do crescimento e ter medo dos erros ou do fracasso, por exemplo, pode levar a ruína.
2. Orgulho e Vaidade. Perde energia na busca por manter a sua auto-imagem. Ou seja, algumas decisões importantes são feitas com base no que os outros vão pensar e não no que deveria ser feito.
3. Inveja. Perda de energia pelo foco excessivo no concorrente. Importante salientar que a inveja aniquila a inovação, pois quem se preocupa com o outro acaba não inovando. Inovação significa não competir.

Você desiste fácil do que é importante em sua vida? Cabe lembrar que ir em frente é uma atitude de discernimento e não mera teimosia juvenil enquanto insistir no erro é apenas uma forma de auto-engano. Portanto, veja se essas informações podem ajudá-lo a ser alguém mais lúcido quanto aos seus propósitos existenciais no dia de hoje. Afinal, não adianta reclamar depois da morte do corpo físico.


Este texto traz apenas informações básicas.
Estude! Se aprofunde mais no assunto!
E não acredite em nada. Experimente! 

Por Alexandre Pereira.



0 comentários: