Experimento de integração científica na Netflix

15:05:00 Administrador 0 Comments



Foi lançado a pouco tempo As Maiores Incógnitas (“The Most Unknown”) pela Netflix que, além de ser um documentário que mostra o trabalho de inúmeros cientistas de ponta, é um tipo de experimento social por reunir áreas até então “isoladas” e mostrar uma multidisciplinaridade raramente vista no meio acadêmico.

Em pouco mais de uma hora de meia de apresentação pesquisadores de 9 áreas distintas como Psicologia, Astronomia, Física, Biologia, entre outros, tem a oportunidade de trocar informações e fazer novas interações. Em determinado ponto, por exemplo, ocorre uma breve discussão sobre a pesquisa da consciência e as tentativas de entendimento com as novas metodologias existentes.

Para o indivíduo pouco habituado quanto a ciência e a pesquisa em geral, a produção gera uma ampliação de horizontes e evidencia que a busca pela verdade do universo ainda está muito distante de nossa realidade. Ao mostrar, por exemplo, o quão pouco conhecemos do nosso próprio oceano ou sobre grandes questões universais é possível notar o tamanho de nossa ignorância mesmo com o desenvolvimento atual.

Esse documentário é uma "prato cheio" para quem gosta de ciência e sobre pesquisa em geral. Por mais iniciativas como essa.



 
Por Alexandre Pereira.

0 comentários: