Diário Ressomático: Proposta de Análise da Vida Fetal a Segunda Infância
Resumo:
Este artigo
apresenta uma proposta de acompanhamento dos acontecimentos dos filhos que vai
desde a fase gestacional até cerca de 10 anos de idade. O diário ressomático possui
itens básicos abrangendo diversas áreas intra e extraconscienciais como projeto
básico que pode ser expandido de acordo com o caso. A metodologia foi a
pesquisa bibliográfica e as reflexões pessoais do autor. Do ponto de vista da
prática, a proposta apresenta vantagens para toda a família que busca a evolução
e a convivialidade multidimensional.
Palavras-chave:
Ressomática
Conscienciometria
Autopesquisa
Infância
Introdução
Ambiente. Os pais tem a função de
acolher, educar e proporcionar o melhor ambiente evolutivo para seus filhos na
vida intrafísica. Entretanto, um ponto não abordado durante a formação e o desenvolvimento
da família é justamente o auxílio para que os filhos tenham dados vindos dos
pais que ajudem em sua autopesquisa futura.
Devolutiva. Nem pai ou mãe pode afirmar
com absoluta certeza, mesmo usando o parapsiquismo, que seu filho amanhã será
um conscienciólogo ou alguém interessado em autopesquisa. Mas, caso essa
questão se concretize, os pais geralmente são vagos e evasivos quando
questionados por seus filhos como eram enquanto crianças, sobre seu
temperamento, trafores e dificuldades.
Criticidade. Quem quer se conhecer com
profundidade e busca informações sobre sua infância não quer ouvir apenas que
foi uma criança normal ou que era um tanto calada. Para os pais conscienciólogos
vale a pena dispender sua atenção, criticidade e heteroanálise nas fases e no
desenvolvimento infantil tanto para entendê-lo com maior profundidade, e assim
por ajudá-lo melhor, bem como ter material substancial caso o mesmo queira
futuramente saber detalhes de sua fase infantil.
Objetivo. O propósito do artigo é apresentar
uma proposta de análise mais detalhista que abrange desde a vida fetal
(gravidez) até a segunda infância (até 10 anos). Dessa forma, criando subsídios
pesquisísticos em relação ao futuro.
Metodologia. A metodologia adotada foi
a pesquisa bibliográfica de itens que podem compor os assuntos prioritários
perante o acompanhamento evolutivo da criança. Entre o material consultado foi
dada maior atenção na seção Serialidade
do tratado 700 experimentos da Conscienciologia e também de reflexões pessoais.
A partir da escolha dos itens, formulou-se a ordem lógica para o registro dos
mesmos.
Estrutura. O artigo está estruturado em
3 partes: Descrição da Técnica, Sugestão de Diário e Conclusão.
I. Descrição
da Técnica
Definição. O diário ressomático é o instrumento de anotação e análise da
consciência recém-chegada a vida humana, filho ou filha, que abrange o período gestacional
e segue até o final da segunda infância visando o entendimento e os pontos mais
relevantes do início da sua existência na intrafisicalidade.
Sinonímia: 1. Diário pós-ressomático.
2. Diário do período infantil. 3. Questionário da evolução infantil. 4. Técnica
de heteroanálise dos descendentes. 5. Primeira análise autopesquisológica. 6. Avaliação
paragenética grupocármica.
Antonímia: 1. Diário pré-dessomático.
2. Diário do ancião. 3. Questionário da evolução holobiográfica. 4. Técnica de
heteroanálise policármica. 5. Avaliação egocármica.
Discernimento. Ao anotar um diário apenas com informações
relevantes e prioritárias a cerca do infante, o casal pode ter maior lucidez e
discernimento em 5 questões, listadas em ordem alfabética:
1. Anticonflitividade. Entendimento maior
do seu universo íntimo.
2. Consciencialidade. Descobrimento magno
da consciência descendente.
3. Grupocarmalidade. Noção de suas
relações multiexistenciais.
4. Seriexialidade. Noção do contexto
familiar perante as retrocognições.
5. Sincronicidade. A anotação das maiores
sincronicidades vinculadas aos filhos.
Periodicidade. A análise desse
indivíduo deve ser feita de modo esporádico e de acordo com a demanda. Isto é,
não visa a anotação diária e minuciosa e sobre todos os momentos pois os pais
em geral, na vida moderna, não tem tempo disponível para tal. Dessa forma, as
anotações podem ocorrer apenas quando sentir a necessidade ou quando algum
episódio chamar atenção.
Continuidade. Nesse sentido, o
importante não é o volume de anotação que torna-se importante mas o teor ou a qualidade das informações relevantes que serão valiosas futuramente
para o filho ou filha. Um diário contínuo com o passar dos anos, sem a
preocupação de “ter que escrever”, é que trará um material mais selecionado.
Presente. A rigor, essa técnica, antes
de tudo, é um presente de longo prazo aos filhos e, do ponto de vista
consciencial, é mais valioso do que deixar um jovem com uma boa conta
financeira. Há presentes que são usados apenas por um dia ou que podem trazer
ganhos evolutivos.
II. Sugestão
de diário
Descrição. A proposta de avaliação é
básica e os itens abaixo podem ser expandidos de acordo com a realidade e o
caso. O importante é estar atento para esses itens que podem ser todos
respondidos de acordo com a idade. Ou seja, o diário pode ser respondido várias
vezes pelo motivo do filho estar crescendo e vivenciando novas fases da vida.
Diário. O diário ressomático está
constituído de 15 itens básicos, listados abaixo em ordem alfabética:
1. Afinidade. Tem afeição por alguma
cultura ou etnia? E aversão?
2. Assedialidade. Está com mau gênio? Possui
forte assédio infantil?
3. Autorretrocognição. Ele(a) já fez algum
relato de vida passada?
4. Fobia. Apresenta algum trauma ou fobia?
5. Mentalsomática. Traz alguma ideia
inata? Alguma relação com cursos intermissivos?
6. Parapatologia. Possui tendência
suicida? Alguma parapatologia mais séria?
7. Retrocognição. Você já teve alguma
retrocognição com ele?
8. Temperamento. Como está o seu
temperamento?
9. Tendência. Está com tendência artística
ou científica?
10. Trafores. Quais seus trafores atuais
mais evidentes?
11. Habilidades. Possui alguma habilidade
que se destaca?
12. Acidentes. Sofreu algum acidente de
percurso ou costuma se machucar com frequência?
13. Parapsiquismo. Já apresentou algum
relato espontâneo sobre algum fenômeno parapsíquico?
14. Atividade. Quais são as atividades e
brincadeiras mais preferidas?
15. Convivialidade. Qual o perfil de
convivialidade apresentada na escola e demais locais que frequenta?
Conjugação. Além desses itens a serem
respondidos de tempos em tempos, segue também uma sugestão de 3 itens a serem
anotados sempre que houver necessidade independente do tempo, idade e contexto:
1. Parapsiquismo. Anotação de fenômenos parapsíquicos
relatados e contatos extrafísicos.
2. Sincronicidade. Anotação de pequenas e
grandes sincronicidades com relação à prole.
3. Afetividade. Anotação da relação da
afetividade oferecida e suas repercussões.
Desatenção. Para os três itens acima é
importante frisar que devem ser independentes pois o seu relato gera aspectos
importantes quando acumulados e que passam despercebidos pela maioria das famílias.
Para muitos são normais relatos de amigos invisíveis serem tratados como mera
atividade lúdica da criança e que muitas vezes oculta certa companhia
extrafísica ou que contém relatos muito sérios relativos a vidas passadas.
Afetividade. Quanto ao item
afetividade, que a princípio parece destoar do parapsiquismo e das
sincronicidades, é relevante pois o lado psicossomático influi de modo
ostensivo na criança podendo alavancar sua manifestação ou mesmo restringi-la
em caso de certas carências. Dessa forma, podemos questionar: o atendimento das
necessidades emocionais de seu filho influi em alguma análise? Quais os efeitos
da afetividade nos itens do diário ressomático?
Considerações
Finais
Aprendizado. Focar a atenção nas percepções
e nos registros são meios didáticos não apenas para os filhos mas especialmente
para os pais por estarem atentos aos filhos de modo multidimensional. Com isso,
o diário ressomático é ferramenta evolutiva para ambas as partes contemplando
as consciências com corpo mais maduro e aqueles que ainda não são capazes de
fazer a própria autopesquisa.
Possibilidade. Essa proposta é uma
forma diferenciada de auxílio pois os pais, a princípio, são os primeiros
amparadores intrafísicos de seus filhos. Na assistência mais madura não basta
saber se a criança gosta de rock ou de música clássica pois o essencial é a
orientação cosmoética, isto é, o acolhimento sem qualquer tipo de pressão ou persuasão
para o paradigma consciencial. O diário é uma ferramenta que pode ou não ser
usado e se acontecer de seu filho não se interessar não se sinta frustrado ou
decepcionado.
O papel dos pais dentro do paradigma
consciencial é mais do que apenas mero
observadores. Utilizar seus atributos mentalsomáticos em favor da evolução mais lúcida do grupocarma é prova de inteligência
evolutiva.
Esse
texto traz apenas informações básicas.
Estude!
Se aprofunde mais no assunto!
E não acredite em nada. Experimente!
Por
Alexandre Pereira.
Referências
01. Vieira, Waldo; Conscienciograma:
Técnica de Avaliação da Consciência Integral; 344 p.; 150 abrevs.;
11enus.; 100 folhas de avaliação; 4 índices; 2.000 itens; glos. 282 termos; 7
refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio
de Janeiro, RJ; 1996; páginas 54 a 57.
02. Vieira, Waldo; 700 Experimentos
da Conscienciologia. 1.058 p.; 700 caps.; Instituto
Internacional de Projeciologia e
Conscienciologia; Rio de janeiro, RJ;
1994; página 590 a 601.
Estava com a ideia de fazer algo assim para minhas filhas. Seus texto ajudou muito. Obrigado!
ResponderExcluir